BIOGRAFIA
Miguel Boim nasceu em Lisboa em Agosto de 1978, tendo crescido na Rua dos Fanqueiros, no centro da Baixa Pombalina, reconstruída após o Grande Terramoto de 1755.
Na adolescência vem residir para o concelho de Sintra, época em que começa a passar dias e noites solitárias na Serra de Sintra, tendo assim ganho a experiência do reconhecimento nocturno da natureza da Serra.
No vigésimo aniversário do Núcleo Serra da Lua, do Corpo Nacional de Escutas. Créditos fotográficos: CNE - Núcleo Serra da Lua.
Abril de 2016
Entrado na vida adulta ingressa no curso superior de Psicologia, na Universidade do Algarve. Essa entrada é mais tarde trocada, quando em 2007 inicia a escrita das memórias vividas na Serra de Sintra, num blog ao qual chamou "O Caminheiro de Sintra", pseudónimo que doravante utilizaria nas suas publicações sobre Serra e Vila. O gravar dessas memórias entronca então com a investigação histórica sobre o Monte da Lua – que havia iniciado na adolescência –, incidindo inicialmente sobre as lendas de Sintra e passando depois a abranger toda a história do final dos anos de 1800 para trás.
As histórias da história de Sintra na Feira do Livro de Lisboa.
Junho de 2017
Desde então publicou mais de uma centena de artigos na internet sobre a História e Lendas de Sintra, com participações em obras de diferentes autorias, e tendo o seu primeiro livro "Contos de Sintra" publicado em 2011 (ficção) e em 2014 – depois de convite da editora Zéfiro – o segundo livro, direccionado para a divulgação da investigação histórica, intitulado "Sintra Lendária – Histórias e Lendas do Monte da Lua" (actualmente na 6ª edição).
Na Serra de Sintra, no final da década de 1990.
Em 2013 começa a escrever guiões e a realizar visitas interpretativas para os portugueses, baseadas quer na história e cultura de Sintra, quer nas memórias da natureza diurna e nocturna vivida na adolescência. Surgem então nesses anos parcerias com a Casa do Fauno e outras instituições e empresas de cariz cultural e turístico.
Com Nuno Vicente e Jorge Menezes.
Primavera de 2015. Créditos fotográficos: Lígia Cabral.
Acabou por revelar-se um verdadeiro contador de histórias da história. Para além dos seus passeios pedestres nocturnos e temáticos em português, tem sido presença habitual nas escolas do concelho de Sintra para a sensibilização do património material e imaterial junto dos alunos, com o seu projecto “As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca”, levado a cabo através da Câmara Municipal de Sintra e que constituiu surpresa entre docentes e alunos. Em 2015 foi também convidado para consultor de conteúdo por parte da agência multinacional de publicidade J.W. Thompson para o projecto do Museu / Centro Interactivo de Mitos e Lendas de Sintra.
A ser recebido pelos alunos da Escola Básica 2, 3 Ruy Belo (Monte Abraão),
no projecto As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca,
apoiado pela Câmara Municipal de Sintra.
Créditos fotográficos: Teresa Sobral
Março de 2017.
Ainda em 2015 inicia a sua colaboração com o histórico Jornal de Sintra (para o qual também escreveram no passado José Pedro Machado e Agostinho da Silva, entre muitas outras figuras da nossa cultura), contribuindo até hoje com artigos mensais sobre a Lendária História de Sintra
A apresentação do livro Sintra Lendária - Histórias e Lendas do Monte da Lua, no Grémio Literário.
Da esquerda para a direita: Dr. Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Miguel Boim; Alexandre Gabriel, editor da Zéfiro. Créditos fotográficos: Grémio Literário.
Devido ao seu conhecimento profundo sobre as memórias dos viajantes estrangeiros, em 2017 foi convidado para participar no livro "Mafra Sacra", na celebração dos 300 anos da fundação do Palácio e Convento de Mafra, livro esse que teve o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
No correr dos anos tem também participado em diversos projectos culturais, criado outros para difusão da lendária História de Sintra (tais como uma revista digital e podcasts), e entrado em diversos documentários e programas de televisão.
Se nunca participou numa das caminhadas nocturnas temáticas, pode ficar a conhecê-las através das palavras de Miguel Boim.
Basta clicar em play neste vídeo.
➤ Na RTP2
a dar corpo ao Senhor Sommer
Dando corpo à leitura de alguns trechos de A História do Senhor Sommer, de Patrick Süskind (mais conhecido pela obra O Perfume), no programa Literatura Aqui.
A leitura dos trechos foi feita, como habitual, por Pedro Lamares e Filipa Leal.
➤ Na SIC
no programa "Boa Cama Boa Mesa"
Uma rápida aparição no programa "Boa Cama Boa Mesa" da SIC, apresentado por Martim Cabral, e como sempre a falar sobre as curiosas histórias do passado da Serra de Sintra.
➤ Na Rádio Renascença
num directo para o programa "As Três da Manhã"
Num directo para o programa "As Três da Manhã" (Ana Galvão, Joana Marques e Inês Gonçalves), a falar sobre a Serra de Sintra.
➤ Na TVI
no Jornal Nacional, no Convento dos Capuchos
Uma breve intervenção no Jornal Nacional, da TVI, numa reportagem feita no Convento dos Capuchos da Serra de Sintra.